CENTRAL DE ATENDIMENTO: (82) 3353-4202

RECOMEÇAR DE AGOSTO

IMG_20180804_102737918~2

Entre Marias, Antônios, Anas, Fernandos, nomes tão diferentes para identificar pessoas que estão a vivenciar um processo onde afloram sentimentos tão semelhantes. Todos vivenciam a dor da perda de um ente querido. É justamente pensando em pessoas que estão nessa condição, que o projeto Recomeçar foi implantado este ano  no Memorial Parque Maceió. Na sua terceira edição, o Recomeçar reuniu no último sábado (4) um grupo expressivo de participantes com o objetivo dar continuidade ao processo da vida de uma forma mais branda.

IMG_20180804_092356942

A psicóloga Jully Barbosa procura  estimular  cada um a  relatar  sua experiência, mas deixa todos bem à vontade. Alguns expressam  como estão se sentindo, como o luto está sendo encarado e o quanto isso tudo os faz sofrer. Entre os relatos gente que perdeu um irmão, filho, pais… das mais variadas formas. As emoções afloram. Para ajudá-los, Jully conversa com o grupo e ressalta a importância de que o processo do luto seja vivenciado, que se permitam sentir a dor. “ Sentir a dor é um fato normal, mas a gente precisa ir transformando essa dor numa saudade, isso leva um tempinho, e cada um tem o seu. Mas, é preciso a gente recomeçar para a vida”.

No encerramento do encontro os participantes fazem um círculo, elevam o pensamento e em seguida todos aplaudem. Uma forma de reconhecer que a experiência  vivenciada foi importante para cada um.

Ao final, todos ganharam mudas de diversas plantas e fizeram um lanche.

IMG_20180804_103519802~2

Dona Silvana participou pela segunda vez. Destacou que tem sido muito importante para ela. “ Perdi minha mãe há 1 ano e 8 meses, ainda não estou conformada, mas com fé em Deus e participando do Recomeçar, vou melhorar e seguir em frente!”. Claro que vai, dona Silvana, conte com a gente!