Em diversas partes do mundo, o preto significa a cor do luto. Ela representa, tradicionalmente, a tradição funerária de respeito à pessoa morta.
Quando alguém falece, junto com os sentimentos de perda e dor, temos certeza que uma cerimônia ou memorial será feita para lembrar e honrar a pessoa falecida e todos próximos a ela.
Uma das coisas que você pode observar ao presenciar uma cerimônia fúnebre é que todos os presentes tendem a se vestir com refino. As roupas utilizadas em um funeral são similares ao que você usaria na igreja ou em um casamento. Mas, se você prestar atenção, irá notar que existe um tom em comum: preto.
A sua utilização é definida, historicamente e culturalmente, como uma tradição herdada do período romano e representativa da interpretação de luto em culturas ocidentais.
Mas por que o preto foi escolhido? Confira as informações sobre o assunto que trouxemos para você!
Existe debate sobre a definição do preto como uma cor. De forma simples, cores são expressões de luz, que, ao ser absorvida ou refletida em objetos, adota a aparência de determinada cor, aos olhos humanos.
Entretanto, quando falamos do preto, ele é caracterizado pela ausência de luz, sendo, tecnicamente, um tom, algo utilizado para destacar uma cor.
Mas, por sua capacidade de ser reproduzido através da combinação de outras cores, ele é geralmente caracterizado dessa forma, especialmente pela sua competência de evocar um sentimento.
Nesse caso, pensando na manifestação do luto, o preto significa ausência, a falta da pessoa falecida.
O significado simbólico que se manifesta ao usar preto sugere que, apesar do conhecimento que a vida continuará, aquele momento é reservado para lidar com a perda e o luto.
Historiadores indicam que a utilização do preto em funerais é datada desde o Império Romano, sendo usado pelos antigos romanos em forma de uma toga preta, uma peça de tecido que ia dos ombros até os pés.
Esse ato era para representar, de forma pública, o enlutamento por uma pessoa querida.
A tradição continuou na Idade Média e, durante o século 19 na Grã-Bretanha, foram impostas regras específicas para o uso de preto em rituais fúnebres, desde as vestimentas até as joias e chapéus.
E aqui vai uma curiosidade: apesar de o preto ser, nas culturas ocidentais, tradicionalmente relacionado ao luto, nos países asiáticos como Índia e China, o branco é considerado a regra na representação da perda de um ente querido.
Isso pode ser óbvio, mas uma das maiores razões para usar preto em funerais é para refletir uma posição saudosa e de respeito com a perda e o sofrimento que os entes queridos da pessoa falecida estão sentindo.
Optar por cores vibrantes pode tirar o foco da seriedade do momento, podendo transmitir uma sensação de celebração em vez de reconhecimento da ausência de uma pessoa.
Utilizar preto comunica, simbolicamente, um senso compartilhado de perda.
Quando vemos alguém usar preto em um funeral ou um memorial, nós reconhecemos essa ausência e fortalece o senso de comunidade em volta de um momento triste.
Sendo a forma mais reconhecida como um símbolo de luto, quando estiver em dúvida, sempre escolha o preto.
Aproveitando que você está aqui, confira mais do nosso conteúdo clicando aqui e não se esqueça de seguir nossas redes sociais para informações e novidades.
Se quiser saber mais sobre nossos planos e serviços, fale com um de nossos especialistas aqui ou na unidade mais próxima de você!