Cremação ou sepultamento: qual escolher?

Falar sobre a morte nunca será algo fácil. É difícil conviver com a ideia de que, em algum momento da vida, vamos deixar este mundo, ou pior, vamos perder aqueles a quem amamos. Mas, mesmo sendo algo tão difícil, falar sobre a morte é necessário.

Decidir o futuro que seu corpo e o de um ente querido terão após a partida é de extrema importância. É uma demonstração de amor, zelo e respeito.

Nesse contexto, uma dúvida que pode surgir é: sepultar ou cremar o corpo? No blog de hoje vamos explicar como cada opção funciona e como fazer uma escolha consciente. Boa leitura!

Sepultamento

O sepultamento é o método mais tradicional de disposição do corpo do falecido. Envolve o enterro do corpo em um túmulo ou jazigo, seguido pela criação de um memorial físico, como uma lápide ou um monumento.

Cremação

A cremação é um processo no qual o corpo do falecido é submetido a altas temperaturas, reduzindo-o a cinzas cremadas. Este método tem se tornado cada vez mais popular devido à sua praticidade em comparação com o sepultamento tradicional.

Quais as diferenças

Na prática, a diferença entre eles está no método de disposição. Enquanto um é sepultado na terra, o outro passa pelo processo de cremação, resultando na redução do corpo a cinzas. No entanto, vamos explorar detalhadamente essas diferenças e entender as particularidades de cada alternativa.

Como são as homenagens?

O sepultamento tradicional permite que a família e amigos visitem o túmulo do falecido, proporcionando um local físico para homenagens contínuas. Já na cremação, as cinzas cremadas podem ser guardadas em uma urna ou dispersas em um local significativo.

A urna contendo as cinzas (memórias) também pode ser guardada em um local do cemitério denominado columbário

Os dois têm direito a Velório?

Tanto a cremação quanto o sepultamento podem ser precedidos por um velório. O velório de alguém que será sepultado pode durar mais de um dia, dando mais tempo para a família se despedir, já para quem será cremado, a cerimônia de velório tende a ser mais curta, em um único dia.

Processo burocrático de cada um

No Brasil, qualquer pessoa pode ser sepultada sem muita burocracia. Porém, para autorizar a cremação, é necessário mais do que apenas o desejo expresso da pessoa em vida. É preciso registrar essa vontade em um cartório, por meio de um documento chamado "Declaração de Vontade". Caso isso não seja feito, apenas um familiar de primeiro grau poderá autorizar o processo.

Esperamos que esse texto tenha sido esclarecedor e útil para você. Se ainda restarem dúvidas ou se desejar obter mais informações sobre cremação, sepultamento ou outros serviços funerários clique aqui.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Política de Privacidade