Quais as primeiras lembranças que você possui da infância? Ao fechar os olhos e pensar por alguns momentos, é possível que você recorde de uma música específica, do abraço de alguém ou de uma forma de preparar um alimento que algum cuidador fazia para as suas refeições.
As memórias fazem parte de nossa vida desde muito cedo. Elas estão presentes ao longo do tempo, trazendo importante contribuição para a nossa formação em família. Por isso, hoje queremos convidá-lo a criar lembranças significativas ao lado de quem você ama.
Continue lendo e veja algumas ideias de como fazer os momentos do dia se tornarem lembretes valiosos para todos em casa.
As memórias afetivas são lembranças ou recordações que possuem um valor significativo para aqueles que as vivenciaram. Seja por meio de imagens, cores, cheiros e sons, as memórias criam atmosferas que nos fazem experimentar novamente, por meio da imaginação, certos momentos ou situações que marcaram e trouxeram algum tipo de reflexão ou aprendizado.
Por exemplo, a forma como alguém era acordado antes de ir para a escola de manhã, um prato específico feito pela mãe, a ida ao supermercado junto com o pai ou um tio, criam memórias de uma determinada fase da vida, que acompanham as pessoas durante outros momentos.
As memórias afetivas possuem um papel muito importante no desenvolvimento psíquico, principalmente das crianças. Elas ajudarão as crianças a se tornarem adultos mais confiantes, empáticos e solidários. É necessário lembrar que, muitas vezes, a forma com que as crianças observam o jeito com que os adultos dialogam e tratam uns aos outros, será para elas uma fonte de aprendizado de como devem se portar em outras situações do seu cotidiano.
Criar as memórias não precisa ser algo trabalhoso ou que leve muito tempo para ser executado, com ideias simples, você e sua família podem tornar o dia a dia de todos mais harmonioso.
Através de passos simples, é possível criar rotinas cheias de afeto, como os almoços de domingo, um café da manhã especial ou aquele abraço caprichado de bom dia. O importante é se manter presente, acolhendo uns aos outros, para que se possa adaptar cada ideia ao que faça mais sentido para a rotina. Assim, todos poderão aprender e ajudar a cuidar uns dos outros.