Quando você perde um ente querido, ele pode ser lembrado de diversas maneiras. Se a opção escolhida foi a cremação, pode se perguntar: o que devo fazer com as cinzas? Existem diversas formas para dispor das cinzas de maneiras diferentes, sendo de forma pessoal, formal ou única.
A sua opção será um um reflexo de quem a pessoa era, podendo conectar com aspectos de sua personalidade, interesses ou valores. Nós vamos explorar algumas dessas opções com você ao longo desse post, para te ajudar a decidir o que funciona melhor para sua família.
Mesmo que você tenha optado pela cremação, você ainda pode decidir pelo sepultamento das cinzas, sendo possível colocá-las em um jazigo. Geralmente, os familiares que escolhem essa opção já possuem um local específico em um cemitério para sepultar membros da família. Você pode adicionar uma placa memorial, identificando, com carinho, a pessoa falecida.
Se o ente querido falecido era um entusiasta da natureza, então você pode escolher colocá-las em algum ponto, como praias ou florestas. Existem áreas de pouco tráfego que podem ser ideais para isso, ou você pode escolher uma área arborizada assim como uma trilha ecológica.
Você pode optar por posicioná-las perto de algum marco memorável, caso você queira visitar o local para lembrar da pessoa falecida.
Além disso, uma opção poética é se desfazer das cinzas ao jogá-las no mar, especialmente se a pessoa falecida era particularmente atraída por esse ecossistema. Grande parte das praias e linhas costais são de livre acesso, tornando-se uma ótima opção. Rios e lagos também podem ser adequados para o que você deseja.
Mas, aqui vai uma dica: leve o tempo que precisar. Tente encontrar um balanço entre o desejo final da pessoa falecida e das pessoas de seu círculo íntimo, para que a opção seja um ponto de conforto nesse momento difícil.
Uma forma de manter a memória do seu ente querido é através da criação de uma jóia memorial construída a partir das cinzas.
Seja uma peça em forma de coração ou até um pendente de diamante, jóias memoriais têm sido uma tradição redescoberta como uma forma de celebrar a memória de alguém que já partiu.
Você pode escolher o tamanho, cor, formato e, a partir daí, seguir a sua jornada com um memorial precioso da sua pessoa amada que você pode levar para as próximas etapas da sua vida, algo que você poderá ter para sempre.
Além disso, para esse processo, você precisará de quantidades pequenas das cinzas, possibilitando, assim, a utilização delas em outras formas de disposição. Essa é uma maneira única de manter as cinzas da pessoa amada próximas a você.
Criar uma peça de arte com as cinzas da pessoa falecida tem se tornado popular, sendo possível pintar um retrato dela, uma paisagem querida ou um estilo artístico que a pessoa gostava.
Isso se torna possível uma vez que as cinzas podem ser misturadas aos materiais necessários para criar o retrato, como as tintas, sendo uma forma significativa, em várias camadas, de honrar um ente que não está mais aqui.
Outra maneira de transformar as cinzas em uma peça artística é utilizá-las na fabricação de cristais decorativos, que podem ter diversas finalidades e cada item é totalmente único.
Você sabia que existiam tantas opções de disposição das cinzas após a cremação? Fala conosco nos comentários!